Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves

O terceiro dia foi destinado ao Bosque Rodrigues Alves, que deve ter uma áreas três vezes maior que o museu Goeldi. Este bosque é de responsabilidade da prefeitura de Belém e sua conservação não é das melhores.

Ele oferece poucas informações ao turista, que tem que sair andando e se virar para achar suas atrações.

Lá também encontram-se animais soltos. Muitos macacos e algumas Araras com as asas cortadas são encontrados no centro do bosque. Um tanque com um enorme peixe Boi também é visto por lá.

A diverssidade de árvores são outro destaque. O lugar é muito fechado e a respiração chega a ser dificultada pelo clima abafado e muito quente.

Dentro do bosque encontramos duas estátuas muito interessantes, uma do famoso Curupira e outra do lendário Mapinguari, guardião da floresta Amazônica.

O explorador Jean Batista Apolinário Costa encontra o mítico Mapinguari

Vamos novamante até a Wikipédia:

O Mapinguari (ou Mapinguary) seria uma criatura coberta de um longo pêlo vermelho vivendo na Floresta Amazônica. Segundo povos nativos, quando ele percebe a presença humana, fica de e alcança facilmente dois metros de altura. Seus pés seriam virados ao contrário, suas mãos possuiriam longas garras e a criatura evitaria a água, tendo uma pele semelhante a de um jacaré.O mapinguari também possui um cheiro horrivel semelhante a de um gambá esse mau cheiro serve para a presa ficar tonta para pegar com facilidade sua boca se estende do peito até a barriga.

Os cientistas ainda desconhecem essa criatura. Uma hipótese que explicaria a existência do Mapinguari, sugerida pelo paleontólogo argentino Florentino Ameghino no fim do século XIX, seria o fato da sobrevivência de algumas preguiças gigantes (Pleistoceno, 12 mil anos atrás) no interior da Floresta Amazônica.

Entre muitos, o ornitólogo David Oren chegou a empreender expedições em busca de provas da existência real da criatura. Não obteve nenhum resultado conclusivo. Pêlos recolhidos mostraram ser de uma cutia, amostras de fezes de um tamanduá e moldes de pegadas não serviriam muito, já que como declarou, “podem ser facilmente forjadas”.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s